Saúde mental no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os colaboradores

Compartilhe

front view male builder in uniform and helmet stressed on gray background

A saúde mental no trabalho, ou a falta dela, é preocupação global e novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), em relação ao tema, foram publicadas recentemente.

A OMS considera que o mundo vive uma crise de depressão e ansiedade. Esses transtornos estão entre as doenças mentais mais incapacitantes e também as principais causas de afastamento do trabalho.

Calculando o tempo de afastamento do profissional e a quantidade de ausências, a OMS estima que são perdidos 12 bilhões de dias de trabalho anualmente, devido à ansiedade e depressão, gerando um prejuízo à economia global de quase um trilhão de dólares.

Vários fatores tornam uma empresa ruim e negativa à saúde mental do seu colaborador, favorecendo o desenvolvimento de transtornos psicológicos que afetam o bem-estar físico e mental do trabalhador, além da produtividade e qualidade do trabalho.

Continue a leitura e conheça quais são as principais doenças mentais presentes no ambiente de trabalho.

Quais são as principais doenças mentais presentes no ambiente de trabalho?

Entre os problemas enfrentados em uma empresa, os relacionados à saúde mental é um dos grandes desafios de gestores, seja no aprender a lidar, compreender e ajudar o colaborador que sofre da doença, seja na prevenção dos transtornos no ambiente laboral.

As principais doenças mentais presentes ou desencadeadas no ambiente de trabalho são:

Depressão

A depressão atinge mais de 11 milhões de brasileiros. 

De forma geral, a doença causa sentimentos de incapacidade, baixa autoestima, perda da motivação e déficit cognitivo, sendo a doença mental mais incapacitante.  

A depressão pode ser causada por fatores: 

  • genéticos,
  • biológicos,
  • psicossociais.

Por outro lado, sabemos que rotinas exaustivas, cobranças excessivas e um ambiente sob constante pressão afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar do colaborador, favorecendo o desenvolvimento da depressão.

Logo, o gestor precisa aprender a lidar com o trabalhador que já desenvolveu e trata a doença, bem como prevenir para que ela não seja desencadeada pelo ambiente.

Ansiedade

Casos de ansiedade também envolvem a saúde mental no trabalho e afetam a motivação do colaborador, a produtividade e a qualidade em todos os processos. 

De forma geral, o transtorno deve ser investigado para identificar a sua origem. A doença pode estar associada à depressão, traumas, doenças físicas, à genética, estresse e entre outros.

O ambiente de trabalho pode ser um componente que promova estresse, traumas, inseguranças e medos no colaborador, sendo um fator de risco para o desenvolvimento do transtorno da ansiedade.

Síndrome de Burnout

Segundo publicação no portal da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), dos 100 milhões de trabalhadores brasileiros, 30% sofrem da Síndrome de Burnout.

Também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, trata-se de uma doença laboral e afeta em especial pessoas que no desempenho de suas tarefas vivem em constante pressão, como vendedores, professores, policiais, profissionais da saúde, etc.

É caracterizado por cansaço extremo, alto índice de estresse e esgotamento físico. Situações que afetam a motivação e impactam na produtividade e qualidade do trabalho.

Estresse ocupacional

Não se pode falar de saúde mental no trabalho sem alertar para o estresse ocupacional, uma doença crônica recorrente que pode evoluir para a Síndrome de Burnout.

De forma geral, o estresse está associado à tensão e a pressão e no trabalho pode ser desencadeado pela rotina massante, problemas com a liderança ou relacionamento com a empresa/equipe, bem como insegurança e preocupações com o futuro da vida profissional, entre outros fatores.

Como melhorar a saúde mental no trabalho? 

São várias as situações que podem impactar na saúde mental do seu colaborador, entre eles estão:

  • o enfrentamento de um mercado altamente competitivo,
  • medo de perder o emprego, 
  • bullying, 
  • racismo,
  • metas inalcançáveis, 
  • pressão por cumprimento de prazos e resultados, 
  • assédio moral, 
  • salários baixos,
  • liderança autoritária.

Para melhorar a saúde mental no trabalho, o primeiro passo é reduzir os fatores de riscos e isso exige mudança na cultura organizacional da empresa.

Mudanças na cultura de uma empresa aplicam ações que visam o bem-estar físico e mental do colaborador, bem como eliminam todo tipo de discriminação, desequilíbrio, desrespeito e autoritarismo. 

Agora que você conheceu os principais transtornos mentais presentes no ambiente de trabalho, que tal continuar a leitura para saber como promover a saúde ocupacional?

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a