A importância das placas de sinalização em uma empresa

Compartilhe

wc sign city

As placas de sinalização devem estar presentes em todos os ambientes das empresas, com a finalidade de informar sobre saídas de emergência em casos de incêndio, medidas de segurança e muito mais.

Essas informações, que precisam estar em uma altura correta, além de terem leitura e percepção facilitada, precisam também ser acessíveis, de forma que encontrá-las em braile também é muito importante.

Com a intenção de facilitar a circulação de colaboradores e os usuários do ambiente em geral, essas placas não servem apenas para falar sobre situações de emergência, mas também a ajudar as pessoas a encontrarem determinados espaços e ficarem em segurança.

Seguindo padronização de tamanho, cor e até mesmo o tipo de mensagem a passar, elas são encontradas nos mais variados estabelecimentos, desde escolas, mercados, farmácias até hospitais e no comércio.

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, esse tipo de sinalização não é mero enfeite e elas podem inclusive salvar a vida de dezenas de pessoas, principalmente em emergências, como incêndios, apagões e demais incidentes.

Por falar nas placas de sinalização, você sabe tudo sobre elas? Pensando em ajudar você a entender de uma vez por todas a importância desse tipo de informação, criamos esse conteúdo.

Continue por aqui e saiba mais sobre as legislações envolvidas nesse segmento, os tipos mais comuns de placas e tipos de mensagens mais comuns. Boa leitura.

Por que se deve adotar placas de sinalização em uma empresa?

Se você acha que usar esse tipo de informação pode ser deixado para depois, saiba que a presença de placas de sinalização é regulamentada por lei.

Inclusive, a Lei nº 10.098 se refere à sinalização de acessibilidade e a Norma Brasileira (NBR) 13.434 se refere às sinalizações de segurança contra incêndio e pânico.

Como você deve imaginar, um ambiente sem as sinalizações adequadas pode facilitar acidentes, diminuir a autonomia de quem transita pelo local, não conscientizar os colaboradores e até mesmo colocar a vida das pessoas em situações inesperadas e perigosas.

No entanto, se a sua empresa ainda não usa esse material, ainda há tempo de mudar essa realidade e tornar o ambiente mais seguro para todos.

Principais modelos de placas de sinalização

Veja a seguir os tipos de placas mais comuns e usadas em ambientes variados, principalmente os que possuem uma grande circulação de clientes e colaboradores.

Orientação e salvamento 

Essas placas são ideais para auxiliar as pessoas em casos extremos. Elas informam sobre os locais e como usar determinadas ferramentas que podem auxiliar em um momento de emergência.

Em caso de incêndios, por exemplo, geralmente existem placas informando sobre o uso do alarme e dos extintores.

As placas também podem trazer informações de como usar recursos extras e procurar ajuda da melhor forma.

Alerta

As sinalizações usadas para alerta servem para avisar as pessoas sobre possíveis riscos de um local ou área, de forma a ajudar tanto colaboradores quanto quem transita por lá.

Químicos, temperaturas altas, presença de animais ferozes e até mesmo algum componente que pode causar danos à saúde são exemplos de produtos e situações que precisam de alerta.

Sinalização de equipamentos

Principalmente em fábricas ou empresas que trabalham com qualquer tipo de situação de risco, é muito importante que os colaboradores tenham acesso aos equipamentos de proteção individual (EPI) e sejam avisados sobre isso.

Em caso de um ambiente com excesso de ruído, é preciso usar os tampões de ouvido, já em locais com chances de infecções, roupas especiais devem ser usadas.

As placas servem para lembrar os colaboradores de usarem os equipamentos adequados para cada maquinário ou região.
E aí, preparado para usar as placas de sinalização em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho, referência nesse segmento.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a