Dicas para a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

Compartilhe

WhatsApp Image at

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está longe de ser apenas um tema da moda, mas sim uma questão que precisa de maior atenção das empresas.

Ao passo que diversos segmentos dos recursos humanos estejam passando por uma série de inovações, como a forma de contratação, a maneira de recrutar e até mesmo as entrevistas, que muitas vezes são feitas a distância, nem todos seguem o mesmo caminho.

Um dos maiores exemplos é a quantidade ínfima de pessoas com algum tipo de deficiência dentro do mercado de trabalho, em comparação a fatia presente de PcDs no país.

Por falar nisso, no Brasil, temos cerca de 17 milhões de pessoas com deficiência e apenas 486 mil delas em vagas formais de trabalho, que nem sempre são inclusivas de verdade, já que algumas organizações seguem a Lei de Cotas apenas nas aparências.

De fato, ao ver esses dados podemos ter uma visão mais ampla sobre essa realidade, que infelizmente não parece ter um fim tão breve, já que apesar de termos leis e diretrizes que abordam o assunto, a fiscalização não é tão rigorosa.

Além disso, mesmo que algumas empresas atendam com a quantidade obrigatória de colaboradores com alguma deficiência, algumas delas não direcionam as tarefas de forma justa, onde as PcDs não recebem tarefas condizentes com o seu saber.

Outras, por sua vez, não adaptam os seus treinamentos e nem a empresa em si, de forma que é impossível se locomover, comunicar-se e trabalhar de forma assertiva, tornando essas vagas como verdadeiras fachadas.

No entanto, mesmo que os dados e o panorama desse segmento sejam desanimadores, nem tudo está perdido. Entenda mais neste post como mudar essa realidade e tornar a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho uma realidade.

Como funciona a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho?

Infelizmente, a relação entre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho possui um histórico marcado por desigualdade e bastante luta dessa fatia da população para poderem adquirir posições dentro das empresas brasileiras.

Tanto é que, em 1991, foi criada a Lei de Cotas, na qual empresas acima de 100 contratados são obrigadas a ter pelo menos 2% de seus colaboradores com algum tipo de deficiência em seus postos de trabalho.

Apesar de ser um avanço, já que as organizações que não cumprirem a lei podem sofrer penalizações, ainda é uma quantidade muito pequena de PcDs dentro do ambiente de trabalho.

Outro ponto é que no Brasil existem cerca de 18 milhões de pequenas empresas, que dentro dessa lei não possuem uma obrigação específica de quantidade de colaboradores com deficiência, já que a Lei de Cotas aborda empresas com mais de 100 pessoas.

Por que é importante fazer a inclusão dessas pessoas?

Além de ser fundamental para incluir pessoas com deficiências físicas, intelectuais, visuais, auditivas, psicossociais e deficiência múltipla no mercado de trabalho, trazendo uma forma de renda e capacitação, também auxilia na inovação da sua marca.

Grandes marcas, referências mundiais de lucratividade, tecnologia, inovação e gestão, são as que mais investem em programas de inclusão, não só com PcDs como para LGBTQIA+, negros e mulheres.

Isso não é à toa, incluir diferentes camadas da população em seu quadro de colaboradores traz novas ideias, pontos de vistas e formas de realizar determinadas tarefas, bem como resoluções práticas de problemas que eles enfrentam no cotidiano.

Em último plano, programas de inclusão aumentam a sua visibilidade perante o público-alvo e a sua credibilidade, o que,  por sua vez, atrai mais clientes, parceiros engajados na causa e, claro, a atenção da mídia.

Dicas para iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

Veja a seguir alguns caminhos para tornar o seu ambiente de trabalho mais inclusivo:

Treinamento do RH: é fundamental deixar claro que qualquer tipo de discirminçaão não será aceita nos programas de recrutamento.

Adequação da empresa: adaptar os ambientes físicos, os treinamentos e os postos de trabalho para atender a todos.

Postos de trabalhos reais: pessoas com deficiência precisam trabalhar de forma justa e receberem tarefas reais para cumprirem.

E aí, pronto para adequar a sua empresa para a inclusão de pessoas com deficiência? Continue em nosso blog e leia também sobre sete problemas no ambiente de trabalho que você deve evitar.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a