O que você e toda empresa deve saber sobre o papel da saúde ocupacional
A saúde ocupacional consiste em uma área específica dentro da Medicina que tem como foco as investigações e estudos referentes à saúde do trabalhador.
Dessa forma, medidas de prevenção ou redução de problemas no exercício das funções são compreendidas dentro dessa área médica.
O objetivo da saúde ocupacional é realizar a prevenção de doenças, acidentes e outros problemas que possam ter origem no ambiente de trabalho.
Após compreender do que se trata essa área, conheça as atribuições e os cuidados no desenvolvimento dela dentro das empresas.
Veja como a ergonomia no trabalho precisa de atenção das empresas
Quais os cuidados relativos à saúde ocupacional?
A realização de medidas de saúde ocupacional justifica-se na obtenção de uma melhora da qualidade de vida do trabalhador, proporcionando aos funcionários maior bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho adequado.
Garantindo as condições básicas para o desenvolvimento das atividades, essa área atua, principalmente, com a prevenção de riscos e problemas que o trabalhador possa enfrentar devido um ambiente inadequado para a realização das atividades cotidianas.
Além desses cuidados preventivos, a saúde ocupacional também está relacionada com a realização dos exames médicos regulares por parte do trabalhador, como o admissional, demissional e também periódicos. O objetivo é verificar se o desenvolvimento das atividades tem comprometido à saúde do funcionário em algum nível.
Toda empresa precisa ter cuidados relativos à saúde ocupacional?
Sim. É imprescindível que todas as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte, desenvolvam ações e cuidados relativos à saúde ocupacional. A extensão das práticas realizadas pode variar bastante de acordo com a classificação da empresa, grau de risco da atividade exercida e número de funcionários.
Essas questões são avaliadas para determinar uma série de obrigações da empresa no que diz respeito à saúde ocupacional de seus colaboradores, como por exemplo, a necessidade de contar com uma equipe completa de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.
Outras demandas da área, entretanto, são necessárias para todas as empresas, como as referentes à realização do exame admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de função, periódicos ou demissionais.
Quais os perigos de não atender as exigências?
Os cuidados relativos à saúde ocupacional geram diversas garantias para a empresa, desde proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e adequado à realização das atividades, redução de acidentes e doenças ocupacionais, prevenção de acidentes, maior qualidade de vida aos trabalhadores até mesmo evitar multas e problemas judiciais.
Por exemplo, a ausência da realização dos exames médicos dos funcionários, pode resultar em processos trabalhistas e multas por parte de órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Por sua vez, a manutenção de um ambiente mais propício à realização das atividades diárias garante maior satisfação e motivação por parte dos profissionais.
Como a empresa pode implantar medidas de saúde ocupacional nos locais de trabalho?
As empresas podem desenvolver uma série de ações que permitam melhorar a qualidade de vida e saúde dos funcionários no ambiente de trabalho, como:
- Realização de atividades de ginástica laboral, ajudando a evitar problemas nos músculos e articulações;
- Atentar-se as normas referentes a ergonomia dos equipamentos usados e também do ambiente, como limites sonoros;
- Realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para prevenção e conscientização;
- Investir em campanhas para alimentação saudável e incentivo a prática de atividades físicas.
Esses cuidados contribuem para evitar o surgimento das doenças mais comuns no ambiente de trabalho e de acidentes. Algumas delas são:
- LER – Lesão por Esforço Repetitivo;
- Asma ocupacional;
- Dermatose ocupacional;
- Surdez temporária ou definitiva;
- Antracose pulmonar;
- DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.
Dessa forma, tal exigência mostra-se como uma alternativa fundamental para que as empresas possam evitar problemas de saúde nos funcionários, prevenir acidentes, conscientizar sobre o uso dos equipamentos de proteção e garantir maior satisfação dos profissionais devido um ambiente de trabalho mais seguro e adequado.